Fernanda Terra
Agosto 2013

Mercedes Lachmann é escultora. Em suas obras feitas de sisal está presente o sentido do fazer, da manualidade, da construção. De forma intuitiva e visceral a artista realiza grandes esculturas que transbordam  o espaço  interno da obra e se relacionam diretamente com o espaço em que são apresentadas.

Na obra ARCO, através de uma tecnologia primitiva, remetendo aos primórdios da humanidade, aos primeiros gestos, a artista ordena a matéria utilizando as fibras do sisal orgânico sem costuras, nem amarras. Ela trama, entrelaça, urde e tece os fios longos do sisal, formando grandes estruturas, em escala arquitetônica, em uma relação pulsante e intuitiva com o espaço. Neste sistema a artista tinge o sisal com cores terrosas criando laços com a memória e a imaginação de tempos primordiais. Tudo em sua obra é orgânico e ancestral, nos evoca ao plano simbólico da existência.

A obra MANTO que será apresentada em uma série de quatro fotografias em grande formato é uma combinação de arquitetura, sítio e paisagem. É uma construção monumental contundente, porém, leve e móvel que pende de um tronco de árvore centenária, na qual está ligeiramente apoiada. A trama do sisal deixa transparecer a luz que a atravessa criando uma relação direta com a floresta.  A obra fala de pele, superfície, de vazios e cheios, de transparências, vazados e opacidades. Ela se integra harmoniosamente a natureza , é absorvida por ela.  É a própria natureza reinventada, tramada e que interiorizada, nos transporta a uma relação espiritual como quando entramos nos templos gregos e nas grandes catedrais góticas.

Já a obra NÚCLEOS nos impõe uma relação direta com o ambiente e com nosso corpo. São construções de habitat, do lugar de refúgio, do abrigo. Um lugar de origem em que o corpo se adapta perfeitamente a organicidade do espaço. A casa primordial. Um gesto arquitetônico que separa o homem de seu meio natural. Um invólucro que nos remete a um dentro e um fora, ao interior ao exterior, ao micro e macrocosmos. A interioridade e exterioridade psíquica.



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