https://www.premiopipa.com/artistas/mercedes-lachmann/

A pesquisa de Mercedes Lachmann se dá primordialmente no campo da escultura, da instalação e do vídeo. Suas obras exploram questões relativas aos ciclos da vida, as transformações da matéria e a escassez dos recursos naturais.

Com frequência os trabalhos apresentam elementos naturais combinados com materiais industriais criando relações ambivalentes como força e fragilidade, rigidez e fluidez, peso e leveza. Os trabalhos mais recentes trazem plantas, ervas medicinais e aromáticas, um interesse que surgiu da longa pesquisa com água. Nesse campo de investigação a artista articula os diversos aspectos e potencias do reino vegetal em busca de uma expressão multisensorial.  Algumas de suas obras são desenvolvidas com a perspectiva de serem reproduzidas em escala maior pelo seu interesse em projetos de grandes dimensões.

Mercedes Lachmann vive e trabalha no Rio de Janeiro. Graduada em Artes pela PUC-RJ, continuou sua formação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) fazendo diversos cursos, em especial com a artista Iole de Freitas e o crítico e curador Paulo Sergio Duarte.

Apresenta suas produções em exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Artista indicada ao Prêmio Pipa em 2018. Representada no Rio de Janeiro pela galeria Gaby Índio da Costa Arte Contemporânea e em São Paulo pela galeria Arte Formatto.